O que é a língua Romena (Wikilivros)


Romeno é uma língua românica falada principalmente na Roménia e Moldávia, bem como em algumas partes da HungriaSérviaBulgária e Ucrânia esse idioma faz parte do grupo itálico da família Indoeuropeia. É mais fácil de aprender se quem se interessa falar outra língua latina (como é o caso do português).
As línguas mais próximas são as outras românicas, especialmente o italiano, no entanto, conhecimentos de francês ou português podem ser muito úteis, especialmente pela similitude de léxicos e estrutura gramatical. Igualmente, conhecimentos da gramática latina podem ser de grande ajuda.
No entanto, outras línguas indo-europeas distantes do Romeno têm muitas similaridades em gramática e vocabulário, como sucede em outras línguas, por exemplo existem no português palavras provenientes de línguas eslavas.
É muito útil conhecer a língua se viaja à Roménia, especialmente em áreas rurais, e apesar do Português e o Romeno sejam fortemente parecidas, a experiência no país é muito melhor e acolhedora se falar um pouco da língua local.
Como o português, o Romeno tem uma maneira formal e uma informal para se dirigir às pessoas. A informal é tu (tu) e a formal voi (Você, também usada para o plural Vocês). Tu usa-se para dirigir-se a amigos ou a pessoas conhecidas. Para dirigir-se a estranhos, usa-se Dumneavoastră ou . Dumneavoastră é usado para pronomes acentuados, estes são opcionais,  é usado para pronomes não acentuados, estes são obrigatórios para o objecto directo e indirecto. Por exemplo, Vă multumesc significa "Agradeço-lhe" (acusativo, objeto direto), e Vă dau um telefon significa "Eu telefono-o" (dativo, objecto indireto).
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário