PARA COMEÇO DE CONVERSA

Palavras e expressões em romeno para usar no dia-a-dia


De zero a nove/ De la zero la nouă

0 - zero
1 - unu
2 - doi
3 - trei
4 - patru
5 - cinci
6 - șase
7 - șapte
8 - opt
9 - nouă

Dias da semana/Zilele săptămânii

Segunda-feira - Luni
Terça-feira - Marți
Quarta-feira - Miercuri
Quinta-feira - Joi
Sexta-feira - Vineri
Sábado - Sâmbătă
Domingo - Duminică

Os meses do ano/Lunile anului

Janeiro - Ianuarie
Fevereiro - Februarie
Março - Marție
Abril - Aprilie
Maio - Mai
Junho - Iunie
Julho - Iulie
Agosto - August
Setembro - Septembrie
Outubro - Octombrie
Novembro - Noiembrie
Dezembro - Decembrie

Ser e ter/A fi și avea

EU sou            - EU Sunt                              EU Tenho            - EU a
TU és              - TU Ești                                Tu Tens             - TU ai
ELE é               - EL Este                               Ele Tem              - Ele are
NÓS  somos    - NOI Suntem                      Nós Temos         - Noi avem
VÓS sois          - VOI Sunteți                       Vós Tendes        - Voi aveți
ELES são         - EI Sunt                               Eles Têm             - Ei au






Esta matéria ainda está incompleta...

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário