MELHORES FILMES DA ROMÉNIA

LUZ, CÂMERA E CINEMA ROMENO EM AÇÃO


     A Roménia "ainda" não é hoje uma grande potência cinematográfica, nesse gênero nunca foi , mas conta com muitos longas que saíram do cenário nacional e passaram a ser contemplados no meio internacional. 

     Para começar a abrir os olhos do mundo ao seu cinema, o país deu um grande passo com o longa A Morte do Senhor Lazarescu (2005), também ganhador dos festivais de Chicago, Copenhague, Trieste e da Transilvânia, Cristi Puiu havia se destacado internacionalmente com duas narrativas de poucos minutos: Marfa Si Banii (2001), ganhou o prêmio de melhor curta no festival independente de Buenos Aires e o prêmio da crítica em Thessaloniki. E o curta seguinte,  Un cartus de kent si un pachet de cafea (2004), ganhou o Urso de Ouro em Berlim. 

     Lançado no ano de 2007, 4 meses, 3 semanas e 2 dias (4 luni3 săptămâni şi 2 zile), "cheguei a vê-lo", não é um filme enfeitado com milhões de efeitos especiais e cheio de marombados com braços explodindo  de anabólicos, se trata de um filme de baixo orçamento, mas limpo, que consegue prender e impressionar, e por isso vale a pena assistir, além do mais, com sua notoriedade, faturou a Palma de Ouro de Cannes no ano de seu lançamento, foi também exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Rio de Janeiro em 2007.

     Através de uma pesquisa sobre esse assunto, descobri Além das Montanhas (După dealuri), que retrata duas jovens romenas que vivem em um monastério isolado, onde um padre local acredita que uma delas "Alina" está possuída. De Cristian Mungiu, mesmo diretor de  4 meses, 3 semanas e 2 dias. Se observar na lista que está logo abaixo, poderá perceber que é o grande nome romeno, se tratando desse tema, com apenas quatro filmes realizados em toda sua carreira, já pode ser considerado um dos nomes mais interessantes do novo cinema europeu.


4 lunisăptămâni şi 2 zile



Pozitia Copilului



Moartea domnului Lăzărescu

După dealuri



     Em 2013 o cinema romeno mostrou ao mundo um trabalho bem elaborado com Instinto Materno "Pozitia Copilului ou Child's Pose", dirigido por Călin Peter Netzer, ganhando o Urso de Ouro no festival de Berlim 2013. O filmnarra a história de uma mãe rica romena de 60 anos cujo amor obsessivo por seu filho a faz tentar comprar sua liberdade quando ele acidentalmente derruba e mata um rapaz.









Fontes:






Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário