O PORTUGUÊS E SUA GRANDEZA

RETRATO DAS DIFERENÇAS


     Vamos direto ao que interessa... onde se fala Português, afinal? Oficialmente são 9 países (Macau é considerada uma região administrativa especial da China, foi entregue pelos portugueses à China em 1999, nessa relação não conta como país com idioma oficial) e o Brasil é o primeiro em quantidade de falantes, com mais de 200 milhões, seguido por Moçambique com 25 milhões, Portugal, a pátria-mãe ocupa somente a quarta posição, com mais de 10 milhões de pessoas, como pode ser visto na tabela abaixo. Estudos apontam um crescimento do idioma no mundo, em 1996 existiam aproximadamente 170 milhões de falantes, com dados em 2010 são aproximados 325 milhões de falantes (incluindo os falantes não nativos). Tecnicamente faz que o idioma português nos dias atuais seja o 4º mais falado do mundo, ficando atrás apenas do mandarim (chinês), inglês e espanhol, a praticamente 20 anos o idioma ocupava a 8ª posição.




Várias línguas em um idoma

     É de tal complexidade o idioma, que no Brasil, pra se ter uma ideia, um habitante do sul mal consegue entender um habitante do nordeste em determinada situação, mesmo sendo a mesma língua. Muitos termos são diferentes, uma grande quantidade de palavras que são normais para alguns lusófonos, são constrangedoras para outros. E tudo tem uma explicação histórica, para definir o português que falamos hoje. 


Palavras usadas no Português do Brasil a esquerda e a direita o Português de Portugal

     Como sabemos o idioma vem do latim vulgar e que o latim era a língua usual em Roma. A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialectos que se denominava romanço.
     Com várias invasões barbaras no século V, e a queda do Império Romano no Ocidente, surgiram vários destes dialetos, e numa evolução constituíram-se as línguas modernas conhecidas como: neolatinas. Na Península Ibérica, várias línguas se formaram, entre elas o catalão, o castelhano, o galego-português, deste último resultou a língua portuguesa. 
     A língua portuguesa uniformizou-se a partir do século XVI e adquiriu as características do português atual. Basicamente, podemos afirmar que a língua portuguesa tem uma das histórias mais fascinantes entre as línguas de origem europeia. Em razão das navegações portuguesas nos séculos XV e XVI, tornou-se um dos poucos idiomas presentes na África, América, Ásia e Europa, sendo falado por mais de 200 milhões de pessoas.
     Nos demais países africanos de língua oficial portuguesa, o português é utilizado na administração, no ensino, na imprensa e nas relações internacionais e nas situações da vida cotidiana.


Galego

     A maioria dos linguistas e intelectuais defende a unidade linguística do galego-português até a atualidade. Segundo esse ponto de vista, o galego e o português modernos seriam parte de um mesmo sistema linguístico, com diferentes normas escritas (situação similar à existente entre o Brasil e Portugal, ou entre os Estados Unidos e a Inglaterra, onde algumas palavras têm ortografias distintas). A posição oficial na Galiza, entretanto, é considerar o português e o galego como línguas autônomas, embora compartilhando algumas características. As diferenças são mínimas, existindo apenas algumas variações léxicas e sintáticas. A ortografia reintegrada também seria compreensível para um lusófono, mas na ortografia oficial promovida pela Real Academia Galega, mais próxima à do espanhol e empregue pelas administrações na Galiza, a compreensão fica dificultada.


Semelhanças entre Português e Galego


A LÍNGUA PORTUGUESA NO MUNDO

Língua portuguesa no Mundo



A reportagem da TV Globo (Brasil), mostra um pouco sobre Moçambique.
 

A reportagem da TV Bandeirantes (Brasil), mostra um pouco sobre Angola.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_l%C3%ADnguas_por_total_de_falantes
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_languages_by_number_of_native_speakers
http://www.alphatrad.pt/50-linguas-mais-faladas-no-mundo
http://lista10.org/diversos/os-10-idiomas-mais-falados-do-mundo/
http://listverse.com/2008/06/26/top-10-most-spoken-languages-in-the-world/
http://www.photius.com/rankings/languages2.html
http://web.archive.org/web/19990429232804/www.sil.org/ethnologue/top100.html
http://www.ethnologue.com/statistics/size
http://www.ignatius.edu/
http://www.ne.se/
http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesHistoria.php
http://esjmlima.prof2000.pt/hist_evol_lingua/R_GRU-A.htm
http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/portugues/10_evolucao_lingua_portuguesa.htm
http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário